Pode ou Não Pode? - Telefonia

Categoria: Pode ou não pode
Postado aqui: Quinta, 27 Março 2014

 

1 - Pago ao receber chamadas quando não estou no meu DDD de registro?

As operadoras podem cobrar o adicional de deslocamento, porém, as condições
e preços devem estar discriminados em contrato.


2 - Posso ser cobrado ao verificar o saldo de créditos?

Não, o usuário deve ter à sua disposição recurso que lhe possibilite a
verificação, em tempo real, do crédito existente, bem como sua validade, de
forma gratuita, em todas as solicitações


3 - Houve uma cobrança indevida pela operadora, como devo ser ressarcido?

Com o dobro do valor cobrado, acrescido de correção monetária e juros e em
até 30 dias. Em planos pré-pagos, o usuário pode escolher como quer ser
ressarcido.


4 - Estou sem crédito, posso ligar a cobrar e para 0800?

Sim, pode realizar ligações que não importem em débitos por um prazo mínimo
de 30 após o esgotamento dos créditos.


5 - Meus créditos venceram, a operadora pode suspender o serviço?

Sim, a operadora pode suspender parcialmente, com bloqueio de chamadas
originadas e recebimento de chamadas a cobrar.


6 - O sinal da minha localidade é ruim e a cidade é considerada coberta, o que
posso fazer?

Reclamar com a operadora, que tem a obrigação de prover sinal de qualidade
dentro da área de cobertura.


7 - Posso solicitar o detalhamento da minha conta?

Sim. Tanto usuários de serviços pré-pagos quanto de serviços pós-pagos têm
o direito de solicitar o detalhamento das ligações realizadas no período de
até 90 dias anteriores à solicitação. O demonstrativo deve ser enviado em
até 48h e não pode ser cobrado.


8 - Posso ser cobrado por várias chamadas se a ligação cai constantemente?

Depende. Se as ligações tiverem um tempo superior a 3s e inferior a 30s,
efetuadas entre os mesmos códigos de DDD e o tempo entre as ligações for
inferior a 2min então a cobrança deve ser realizada somando-se o tempo
total das ligações e considerada como uma única ligação.


9 - Pago deslocamento quando estou em um estado vizinho?

Sim, se o código de área tiver o primeiro dígito diferente, a ligação é
tarifada com o padrão VC2 + adicional de chamada (AD), que é um valor fixo
cobrado por chamada.


10 - Pago DDD ligando para localidades de mesmo código?

Não. Ligações para o mesmo código de DDD do número são contabilizadas como
locais.


11 - Após quanto tempo de ligação sou cobrado?

Até 3s de ligação não há cobrança, entre 4s e 30s, cobra-se 30s, após os
30s não há regulamentação. De acordo com a Resolução 477/2007 da Anatel.


12 - Quanto tempo após o atraso no pagamento da fatura o telefone pode ser
bloqueado?

30 dias para fixo e 15 dias para móvel com bloqueio para efetuar ligações e
60 dias para fixo e 45 dias para móvel para bloqueio total


13 - Operadoras podem enviar faturas mesmo com o telefone bloqueado por falta de
pagamento?

Sim, enquanto seu telefone está suspenso. Porém, quando o contrato é
rescindido, a cobrança não é mais permitida.


14 - Não consigo falar com o atendente do call-center!

A opção de falar com um atendente humano deverá constar entre as opções
constantes no primeiro menu.


15 - O que é portabilidade?

É a facilidade que permite ao usuário manter o número de telefone fixo ou
móvel independentemente da operadora a que estiver vinculado.


16 - Posso transferir o número do telefone fixo para o móvel e vice-versa?

Não. A portabilidade somente é possível dentro do mesmo tipo de serviço.


17 - Como pedir a portabilidade?

O usuário deve entrar em contato com a prestadora que deseja migrar e
informar os seus dados. Em seguida, a nova operadora agendará a habilitação
do serviço.


18 - Vou mudar de estado. Tenho direito à portabilidade?

Não. Para usuários de telefonia móvel, a portabilidade somente é possível
dentro da mesma área registrada (DDD); para os usuários de telefonia fixa,
dentro da mesma área local (município).


19 - Quanto custa a portabilidade?

A portabilidade tem valor máximo de R$4,00 a ser pago a cada solicitação.
Para mudança de endereço ou de modalidade de serviço (pré ou pós-pago) na
mesma operadora, não há cobrança.


20 - Quantas vezes posso mudar de operadora?

O usuário pode migrar de operadoras móvel ou fixa sempre que decidir,
observadas as condições acordadas no contrato.


21 - A portabilidade é imediata?

A operadora deve efetivar a portabilidade em até 3 dias úteis após o pedido
do usuário.


22 - Posso transferir meu pré-pago para outra operadora como pós-pago e vice-
versa?

Sim. A portabilidade será possível mesmo em distintas modalidades de
serviço.


23 - O pedido de portabilidade pode ser negado?

Sim. O pedido pode ser recusado nas seguintes condições:

- Quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou
incompletos.;

- Se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo
número;

- Se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário
ou pertencer a um orelhão.

- Se o número for de serviço fixo e a portabilidade for para o serviço
móvel ou vice-versa.

- Vale ressaltar que a portabilidade também pode não ser possível por
razões técnicas, por exemplo, se a operadora de destino não tiver serviço
na área solicitada ou quando se tratar de serviço móvel especializado.


24 - O telefone deixará de funcionar com a portabilidade?

Poderá haver um período de transição de até 2 horas. Apenas nesse intervalo, o telefone poderá não funcionar.


25 - É possível usufruir da portabilidade em uma linha cancelada?

Não. Para que outro usuário tenha direito à portabilidade, a linha deve estar ativa.


26 - O usuário pode portar um número de uma operadora para outra com tecnologia diferente?

Sim. Mas fica a cargo do usuário a aquisição do aparelho compatível.


27 - O usuário pode portar o número associado a um pacote de serviços (exemplo: banda larga e telefone)?

Sim. Os demais serviços do pacote podem ser mantidos, mas as condições deverão ser verificadas junto à operadora.


28 - O usuário pode desistir do pedido de portabilidade?

Sim. O usuário poderá desistir da portabilidade em até 2 dias úteis, sem ônus.


29 - Como serão cobrados os serviços utilizados pelo cliente na operadora do qual ele está saindo?

O usuário que solicitou a portabilidade pagará normalmente os serviços já utilizados na sua antiga operadora.

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